Colocar o pé na estrada, só daqui um tempo. Veja uma seleção de filmes com paisagens incríveis para sonhar – e também planejar.
Listamos 10 longas disponíveis nas principais plataformas de streaming cujos cenários são um convite para viajar sem sair de casa. E quem sabe a pausa sirva para você planejar o próximo destino quando tudo isso passar.
A Praia (Google Play)
A humanidade inteira (ou quase isso) já assistiu, meio mundo esteve nas ilhas Phi Phi por culpa do filme e o excesso de gente quase varreu o destino do mapa. Por sorte, um plano de manejo está tentando recuperar o lugar. Mesmo duas décadas depois, segue sendo um clássico. A narrativa se passa na Tailândia, com cenas gravadas em Koh Phi Phi Leh. Em viagem ao país asiático, o personagem de Leonardo DiCaprio descobre um mapa misterioso que o leva a uma ilha secreta e paradisíaca, a hoje célebre Maya Bay. Lá ele descobre um lugar ocupado por traficantes e uma comunidade hippie.
A vida secreta de Walter Mitty (Telecine Play)
Walter Mitty leva uma vida tranquila sendo revelador de filmes fotográficos de uma revista que está prestes a fechar. Porém, o personagem interpretado por Ben Stiller perde o rolo que continha a foto que seria utilizada na última capa da revista e decide embarcar em uma viagem pelo mundo em busca de um fotógrafo. O longa mostra paisagens surreais da Islândia.
Comer, rezar, amar (Netflix)
Elizabeth Gilbert, a autora do best-seller que deu origem ao filme, há muito já se separou do gaúcho que nas telas foi interpretado por um Javier Bradem dos mais canastrões – a cena em que ele chama Liz (ou Julia Roberts) de “falsa magra” é de chorar de ruim. Mas não há diálogo canhestro que não resista às belíssimas paisagens deste filme que foi rodado na Itália (onde a personagem comeu), na Índia (onde ela rezou) e na Indonésia (onde amou).
Expedition Happiness (Netflix)
Para quem sonha em fazer uma road trip, este documentário mostra a jornada de um casal de alemães pela América do Norte. Felix e Mogli transformam um ônibus escolar em uma casa sobre rodas para embarcar em uma jornada pelos Estados Unidos.
Lion – Uma jornada para casa (Netflix)
Após se perder da sua família, o garoto indiano Saaro é adotado por um casal australiano. Ao se tornar um homem adulto, ele vai em busca de suas origens, começando com pesquisas pelo recém-lançado Google Earth. O filme mostra paisagens tanto da Austrália quanto da Índia.
Meia-noite em Paris (Amazon Prime)
Talvez o último grande filme de Woody Allen mostra o personagem de Owen Wilson intercalando viagens no tempo entre a Paris de agora com a dos anos 1920, conhecida como época de ouro em que o personagem se encontra com nomes como F. Scott Fitzgerald, Gertrude Stein, Ernest Hemingway e Salvador Dali.
Na natureza selvagem (Microsoft)
Em um busca de aventura e liberdade, um jovem de 22 anos abandona sua vida estável e parte em direção ao Alasca. No caminho, ele passa por paisagens diversas, conhece pessoas com vivências diferentes, aprende um tanto sobre a vida, mas a sua onipotência acaba encaminhando seu périplo para um fim trágico. O filme tem Emile Hirsch no papel principal.
Pequena Miss Sunshine (Google Play)
A pequena Olive, de nove anos, sonha em participar do concurso de beleza Little Miss Sunshine. Como a passagem de avião é muito cara, toda a sua família decide fazer a viagem até lá em uma kombi. O percurso, do Novo México ao sul da Califórnia, é onde se desenrola boa parte da narrativa do filme.
The Way (Amazon)
O jovem Daniel decide sair para explorar o mundo, mas acaba morrendo no começo da jornada. Seu pai, interpretado por Martin Sheen, vai recuperar o corpo do filho e decide percorrer o Caminho de Santiago de Compostela a fim de honrar a memória do filho.
Wild (Google Play)
A personagem principal, interpretada por Reese Whitherspoon, decide passar um tempo consigo mesma na Pacific Crest Trail, uma trilha que percorre a costa oeste dos Estados Unidos. A viagem tem momentos tocantes de auto-descoberta, impõe desafios e mostra paisagens belíssimas.
Fonte: Viagem e Turismo – Abril